quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Mundial Paraolímpico de Atletismo 2011
Brasil começa busca por medalhas no Mundial de atletismo
Seleção conta com 25 atletas em Christchurch/Nova Zelândia, para o maior campeonato de todos os tempos
A partir do próximo sábado (22), mais de mil atletas de 70 países entrarão em ação no Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo em Christchurch/Nova Zelândia. Pela primeira vez na história um país fora da Europa receberá o segundo maior evento para atletas com deficiência do planeta (depois das Paraolimpíadas). A abertura será na praça da Catedral, principal ponto turístico da cidade, na sexta (21). (Na Nova Zelândia,o fuso horário é de 15 horas a mais de diferença).
O Brasil conta com uma delegação de 25 atletas e vem com força máxima: seus medalhistas paraolímpicos Lucas Prado, Terezinha Guilhermina, Ádria Santos, Alan Fonteles, André Oliveira, Antônio Delfino, Jerusa dos Santos, Odair dos Santos, Ozivam Bomfim, Shirlene Coelho, Tito Sena e Yohansson Nascimento.
Um time de respeito que estará na pista do complexo esportivo QE II, de 22 a 30 de janeiro, com metas bem definidas: repetir o resultado de Pequim 2008, quando o país ficou em 10º, conquistando 15 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze). No Mundial de 2006, em Assen, os brasileiros já haviam tido marca semelhante: conquistaram 25 medalhas, sendo quatro de ouro, 11 de prata e 10 de bronze, ficando em 17º no quadro de medalhas e sétimo em total de atletas no pódio.
“Essa equipe é uma soma de talentos. Temos uma nova geração, aliada aos atletas que conquistaram medalhas de ouro em Pequim 2008, àqueles que ainda estavam em seu momento de evolução nas Paraolimpíadas e àqueles que se tornaram realidade depois dos Jogos”, diz o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons. “A expectativa é conquistar um resultado melhor do que alcançamos no Mundial de 2006. Além disso, o Mundial, a 18 meses das Paraolimpíadas, será uma referência muito precisa do que teremos em Londres 2012”, completa o dirigente.
Para chegar ao resultado esperado, a delegação pisou cedo em solo neozelandês. Desde o dia 7 de janeiro a equipe está em Christchurch que, com seus 400 mil habitantes, é uma das cidades mais preparadas do mundo para receber pessoas com deficiência. Aclimatados ao fuso de 15h de diferença em relação ao Brasil e aos frequentes terremotos (na manhã do dia 20, a equipe foi acordada às 6h com um tremor de 5.1 graus na escala Richter), os atletas já estão em casa.
“O clima é o melhor possível na equipe”, garante o chefe de missão Edílson Rocha Tubiba, ressaltando que todas as noites os atletas se reúnem em uma sala exclusiva do Brasil para jogar cartas, dominó e tocar música. “Fomos muito bem recebidos aqui, estamos como uma ótima estrutura à disposição, com pista, academia, transporte, alimentação e hospedagem de primeira classe... tudo isso esta fazendo com que o grupo pense apenas nos treinamentos e na competição. Esses dias a mais certamente farão com que o Brasil não perca por pequenos detalhes.”, completa o diretor técnico do CPB. Na chegada à Nova Zelândia, a equipe mereceu foto de destaque no jornal local.
Os primeiros a competir, no sábado (22, a partir de 9h, horário local), são Thiago Barbosa (T54, 100m), estreante em mundiais, e Paulo Douglas Souza, atual recordista mundial e líder do ranking F36 no lançamento de dardo. Em seguida será a vez de as campeãs paraolímpicas Terezinha Guilhermina e Ádria Santos (T11) entrarem em ação nos 200m ao lado de Jerusa Santos. Ana Tércia Soares (T12) também compete no primeiro dia a prova de 200m. A mesma distância em que Jenifer Santos (T38) participará na manhã de sábado (horário local). À tarde é a vez dos homens nos 100m: o campeão paraolímpico Lucas Prado e Daniel Mendes Silva, ambos na categoria T11.
Medalhas do Brasil em Mundiais de Atletismo Paraolímpico:
2002 – Lille/FRA
13 medalhas (cinco ouros, quatro pratas, quatro bronzes)
2006 – Assen/HOL
25 medalhas (quatro ouros, 11 pratas, 10 bronzes)
Fonte: www.cpb.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário